Portal do Governo Brasileiro

Nise da Silveira e o Museu de Imagens do Inconsciente

A Dra. Nise da Silveira e o trabalho realizado pelo Museu de Imagens do Inconsciente foram tema de um vídeo de produzido pela Representação da UNESCO no Brasil.

O arquivo pessoal da psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) foi inscrito em 2014 no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO, como parte do patrimônio documental brasileiro, e em 2015 no Registro Regional da América Latina e o Caribe.

A dra. Nise da Silveira criou novos paradigmas para a psiquiatria brasileira ao utilizar o método da terapia ocupacional no Brasil, ainda na década de 1940, além de ser responsável pela introdução de conceitos jungianos no Brasil. Ela é considerada uma inovadora na Psiquiatria Brasileira, humanizando as relações médico e paciente. Atualmente, seu acervo pessoal e as obras criadas pelos pacientes tratados por seu método estão sob a guarda do Museu de Imagens do Inconsciente.

A representação da Unesco no Brasil produziu um vídeo de 13 minutos sobre sua vida e obra que encontra-se disponível em:

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=eY8g0j8gyu8

 

Tags: Memória do Mundo, Unesco, Vídeo, Nise da Silveira, Museu de imagens do Inconsciente

Imprimir Email