A Dra. Nise da Silveira e o trabalho realizado pelo Museu de Imagens do Inconsciente foram tema de um vídeo de produzido pela Representação da UNESCO no Brasil.
O arquivo pessoal da psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) foi inscrito em 2014 no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO, como parte do patrimônio documental brasileiro, e em 2015 no Registro Regional da América Latina e o Caribe.
A dra. Nise da Silveira criou novos paradigmas para a psiquiatria brasileira ao utilizar o método da terapia ocupacional no Brasil, ainda na década de 1940, além de ser responsável pela introdução de conceitos jungianos no Brasil. Ela é considerada uma inovadora na Psiquiatria Brasileira, humanizando as relações médico e paciente. Atualmente, seu acervo pessoal e as obras criadas pelos pacientes tratados por seu método estão sob a guarda do Museu de Imagens do Inconsciente.
A representação da Unesco no Brasil produziu um vídeo de 13 minutos sobre sua vida e obra que encontra-se disponível em:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=eY8g0j8gyu8