Três candidaturas brasileiras foram apresentadas para concorrrerem ao Edital MoW Internacional 2015-2017, cujo prazo de inscrições encerrou-se em 31 de maio último.
As candidaturas em inglês foram encaminhadas à Secretaria do Programa Memória do Mundo da UNESCO em Paris e deverão passar por diversas etapas de análise até a reunião do Internacional Advisory Committe, em outubro de 2017.
Conforme o regulamento do Programa MoW cada país pode apresentar duas candidaturas individuais e enquanto o númeor de candidaturas conjuntas com outros países é livre. As candidaturas brasileiras foram:
- "Antonio Carlos Gomes: composer of two worlds", uma candidatura conjunta do Brasil e da Itália, com a participação de acervos de oito instituições brasileiras, Arquivo Nacional (AN) / Ministério da Justiça; Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro / Ministério da Educação; Fundação Biblioteca Nacional (FBN) - Ministério da Cultura; Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB); Museu Carlos Gomes do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA); Museu Histórico Nacional (MHN) / Instituto Brasileiro de Museus / Ministério da Cultura; Museu Imperial (MI) / Instituto Brasileiro de Museus / Ministério da Cultura; Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) / Ministério da Educação, e uma instituição italiana o Museo Teatrale alla Scala / Teatro alla Scala.
- "Archive Nise da Silveira", uma candidatura individual brasileira, com participação do acervo do Museu de Imagens do Inconsciente.
- "Collection Educator Paulo Freire", uma candidatura individual brasileira, com participação dos acervos da sra. Ana Maria Freire e do Instituto Paulo Freire.
Informações sobre todos os acervos brasileiros inscritos no Registro internacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO podem ser encontradas em:
http://mow.arquivonacional.gov.br/acervos-brasileiros/registro-internacional.html
Mais informações sobre o Programa MoW Internacional ver: