Portal do Governo Brasileiro

Difusão Programa Memória do Mundo da UNESCO - 2016

O Comitê MoWBrasil oferece ao logo do ano diversas atividades de difusão do Programa Memória do Mundo da UNESCO – MoW. O Programa MoW tem por objetivo promover a identificação, proteção e divulgação de acervos arquivísticos e bibliográficos considerados de valor para a memória da humanidade.

 

A próxima atividade programada é a Oficina sobre o Programa Memória do Mundo Unesco – MoWBrasil no âmbito do Seminário Nacional de Biblioteca Universitária - SNBU2016. Programada para ocorrer no dia 17 de outubro de 2016, das 09:00 às 12:00 horas, em Manaus, Amazonas. O Público alvo da Oficina são bibliotecários, gestores, historiadores, profissionais participantes do SNBU 2016. Há limite de vagas: 50 pessoas. Não há pré-requisitos para participação na Oficina, ela é aberta para todos interessados. O certificado de participação será entregue após a oficina via email.

Serõa expostos os objetivos do Programa Memória do Mundo da Unesco; apresentados os acervos brasileiros que receberam a nominação MoWBrasil e MoWLAC; e fornecidas orientações quanto à elaboração de candidaturas ao Edital MoWBrasil.

Palestrantes: Diná Araújo, membro do Comitê MoWBrasil

Mais informações: http://www.snbu2016.com/#!eventos-paralelos/ch4e

 

No primeiro semestre de 2016 foram oferecidas 6 oficinas regionais de apresentação do Programa MoW e de treinamento para preenchimento das candidaturas ao Edital MoWBrasil 2016. Os Editais MoWbrasil são lançados anualmente pelo Comitê MoWBrasil para receber candidaturas de acervos a serem reconhecidos como patrimônio para a memória brasileira por meio de sua inscrição no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo. As oficinas regionais ministradas por especialistas do Comitê MoWBrasil em parceria com instituições locais, visam disseminar os objetivos do Programa Memória do Mundo, bem como orientar os interessados na elaboração de suas candidaturas.

As oficinas ocorreram no Rio de Janeiro (28 de abril), Curitiba (31 de maio),

Oficina MowCuritiba 29052016

 

Fortaleza (31 de maio),Oficina mow fortaleza 31052016

Nova Friburgo (1º de junho),

oficinaNF MVFJ 01062016Belo Horizonte (22 de junho)

Oficina BH 22062016 pCarla Pedrosa

e Brasília (29 de junho).

Oficina MoW BSB 2016

 

No total 238 pessoas, entre dirigentes de instituições de memória, arquivistas, bibliotecários, museólogos e estudantes foram apresentados ao Programa MoW e levarão os conhecimentos adquiridos para seus órgãos, a academia e as salas de aula. 

O Comitê MoWBrasil agradece ao Ministério da Cultura, a Representação da UNESCO no Brasil, ao Arquivo Nacional, ao Arquivo Público do Estado do Ceará - APEC, à Casa de D. João VI, ao Colégio Nossa Senhora das Dores, à Fundação Biblioteca Nacional - FBN, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, ao Museu Imperial, à Secretaria de Cultura do Ceará - SECULT-CE, ao Sistema Estadual de Museus do Paraná, à Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR e à Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG por seu apoio às atividades do Comitê.  

 

No segundo semestre de 2016 já estão programadas as seguintes atividades:

 

VIII Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho

8 a 10 de agosto - Campo Grande - Mato Grosso

Palestra sobre o Programa Memória do Mundo da Unesco ministrada pelo presidente do Comitê MoWBrasil, Maurício Vicente Ferreira Júnior.

Público Alvo: historiadores e juristas

Realização: Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região

Inscrições até 28 de julho: http://www.trt24.jus.br/www_trtms/pages/encontroNacional.jsf 

 

Exposição "Arquivos do Brasil, Memória do Mundo"

15 de agosto de 2016 -  Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Criada pelo Arquivo Nacional e originalmente exposta no Rio de Janeiro, a Exposição será remontada pela Justiça Federal do Rio Grande do Sul em parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região e com a Procuradoria Regional da República da 4ª Região.

O material expositivo será dividido entre as três instituições parceiras, sendo que a solenidade iniciar-se-á na Procuradoria Regional da República da 4ª Região (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800, Bairro Praia de Belas, Porto Alegre/RS), seguindo para sede da Justiça Federal (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600) onde haverá o descerramento da placa alusiva à nominação do conjunto documental “Decisões que marcaram época: a caminhada do Poder Judiciário no reconhecimento de direitos sociais aos homossexuais” no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo e 2015, e finalizando no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 300).

 

 

 

 

Tags: Memória do Mundo, Atividades de Difusão, Patrimônio documental

Imprimir Email