A cerimônia de entrega dos certificados aos acervos selecionados no Edital MoWBrasil 2017 aconteceu no dia 7 de dezembro, na sede do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Compunham a mesa que presidiu a cerimônia o Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Victorino Chermont de Miranda; a Diretora-Geral do Arquivo Nacional, Carolina Chaves de Azevedo; o Presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Marcelo Araújo, que nessa ocasião representava o Ministros de Estado de Cultura, Sérgio Sá Leitão; o Coordenador de Comunicação e Informação da unesco no Brasil, Adauto Cândido Soares; e a nova Presidente do Comitê MoWBrasil, Jussara da Silveira Derenji, eleita para um mandato de dois anos na reunião do Comitê MoWBrasil ocorrida nesse mesmo dia.
Na ocasião foram entregues os certificados; a logomarca que identificará esses acervos como patrimônio documental da humanidade e do Brasil; e cópia da Portaria MinC nº 101, de 4 de dezembro de 2017, que reconheceu a inscrição de dez conjuntos documentais, custodiados por 12 instituições brasileiras, no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO dos acervos documentais aprovados, de acordo com a decisão do Comitê Nacional do Brasil proferida em reunião realizada nos dias 2 e 3 de outubro de 2017, na cidade de Belo Horizonte.
Os acervos inscritos foram:
- Arquivo Lima Barreto, apresentado pela Fundação Biblioteca Nacional.
- Atas do Montepio Geral de Economia dos Servidores do Estado – o início da Previdência no Brasil, apresentado pela Mongeral Aegon Seguros e Previdência.
- Coleção Família Passos, apresentado pelo Museu da República / IBRAM.
- Coleção Tribunal de Segurança Nacional: a atuação ao Supremo Tribunal Militar como instância revisional (1936-1955), apresentada pelo Superior Tribunal Militar.
- Coleção Vladimir Kozák: Acervo Iconográfico, Filmográfico e Textual de Povos Indígenas Brasileiros (1948 – 1978), apresentada pelo Museu Paranaense.
- Correspondência Original dos Governadores do Pará com a Corte. Cartas e Anexos (1764-1807), apresentada pelo Arquivo Nacional.
- Formulário Médico: manuscrito atribuído aos Jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba, apresentado pela Fundação Oswaldo Cruz.
- Livros de Registros da Polícia Militar da Bahia, apresentados pela Polícia Militar da Bahia.
- Registros Iconográficos da Revolta da Armada (1893-1894), apresentados pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, pelo Instituto Moreira Salles e pelo Museu Histórico Nacional.
- Testamento do Senhor Martim Afonso de Sousa e de Sua Mulher Dona Ana Pimentel, pela Universidade Federal de Minas Gerais
Na mesma ocasião o Presidente do IBRAM, Marcelo Araújo, recebeu o certificado de inclusão da Coleção Francisco Curt Lange de Documentos Musicais, custodiada pelo Museu da Inconfidência, no Registro Regional da América Latina e do Caribe do Programa Memória do Mundo da UNESCO para o ano de 2017.