Portal do Governo Brasileiro

Resultado Edital MoW Internacional - Ciclo 2016-2017

Três acervos brasileiros foram selecionados para inscrição no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO. 

Reunido na sede da UNESCO em Paris, de 24 a 27 de outubro, o  International Advisory Committee IAC, composto por 14 especialistas, examinou e avaliou as candidaturas de acervos documentais propostas por países do mundo todo, após o processo de dois anos do ciclo de nominações 2016-2017. Foram selecionados 78 novas nominações para serem incluídas no Registro Internacional do programa Memória do Mundo da UNESCO como patrimônio documental da humanidade.

Os três acervos brasileiros selecionados foram:

Antônio Carlos Gomes: compositor de dois mundos, proposta por Arquivo Nacional (AN); Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro;  Fundação Biblioteca Nacional (FBN); Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB); Museo Teatrale alla Scala (Itália); Museu Carlos Gomes do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA); Museu Histórico Nacional (MHN); Museu Imperial (MI); Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA).

Arquivo Pessoal de Nise da Silveira, proposto pela Sociedade de Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente.

Coleção Educador Paulo Freire, proposta pela sra. Ana Maria Araújo Freire e pelo Instituto Paulo Freire.

O Registro Memória do Mundo Internacional agora inclui 427 documentos e coleções, de todos os continentes e preservados em vários suportes da pedra ao celuloide e do pergaminho a gravações sonoras.

A lista completa de recomendações está disponível em: https://en.unesco.org/programme/mow/register-2016-2017

Mais informações ver: https://en.unesco.org/news/international-advisory-committee-recommends-78-new-nominations-unesco-memory-world?language=en

Cenário de O Guarani. Aquarela de Carlo Ferrario. 1870.       Nise da Silveira entre pacientes pintando.       Paulo Freire diante do Fórum da UNESCO. 1989.

 

Capa manuscrito O Guarani. 1866. Acervo Arquivo Nacional.        Carta de Nise da Silveira a Carl Jung.          Carta de Indira Gandhi a Paulo Freire. 

 

 

  

Tags: Patrimônio da humanidade, Memória do Mundo, MoW International, Registro Internacional, Patrimônio documental

Imprimir Email