Portal do Governo Brasileiro

O Programa Memória do Mundo e a UNESCO Brasil

O Boletim da UNESCO no Brasil, nº3, de julho de 2015 publicou matéria sobre a implementação do Programa Memória do Mundo da UNESCO no Brasil, os acervos já nominados e as três candidaturas brasileiras de 2015 ao Registro Internacional do Programa.

"Três coleções do Brasil serão submetidas à avaliação na próxima reunião do Comitê Consultivo Internacional. Duas delas foram apresentadas em conjunto por Brasil e Uruguai: imagens e mapas referentes à Guerra do Paraguai (Guerra da Tríplice Aliança: Apresentações Iconográficas e Cartográficas) e o acervo do Comitê da Defesa dos Direitos Humanos nos Países do Cone Sul (Clamor), organização que editava um periódico e divulgava notícias em solidariedade a refugiados políticos e às famílias de desaparecidos, durante as ditaduras de países do Cone Sul, entre 1978 e 1991.

O acervo do fotógrafo e documentarista brasileiro Wolf Jesco von Puttkamer também concorre. São milhares de fotografias e filmes de 62 etnias indígenas brasileiras, incluindo registros dos primeiros contatos entre povos do Xingu e populações não indígenas. O acervo está sendo digitalizado pelo Instituto de Pré-História e Antropologia de Goiás, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Há ainda imagens da construção de Brasília, feitas por Jesco entre 1958 e 1960."

No mesmo Boletim há um link para um documentário de seis minutos sobre a vida e obra de Jesco von Puttkamer, além de uma apresentação do Programa escrita pelo representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz.

Leia o Boletim em português: http://app.brasilia.unesco.org/newsletter/#/edition/pt/2015/3

Read the newsletter in english: http://app.brasilia.unesco.org/newsletter/#/edition/en/2015/3

Tags: Memória do Mundo, MoW International

Imprimir Email