No Boletim da UNESCO no Brasil, nº.3, de julho de 2015, foi publicada matéria sobre a implementação do Programa Memória do Mundo da UNESCO no Brasil, os acervos inscritos nos registros nacional e as três candidaturas brasileiras de 2015 ao Registro Internacional do Programa.
Duas delas foram apresentadas em conjunto por Brasil e Uruguai: imagens e mapas referentes à Guerra do Paraguai (Guerra da Tríplice Aliança: Apresentações Iconográficas e Cartográficas) e o acervo do Comitê da Defesa dos Direitos Humanos nos Países do Cone Sul (Clamor), organização que editava um periódico e divulgava notícias em solidariedade a refugiados políticos e às famílias de desaparecidos, durante as ditaduras de países do Cone Sul, entre 1978 e 1991.
O acervo do fotógrafo e documentarista brasileiro Wolf Jesco von Puttkamer também concorre. São milhares de fotografias e filmes de 62 etnias indígenas brasileiras, incluindo registros dos primeiros contatos entre povos do Xingu e populações não indígenas. O acervo está sendo digitalizado pelo Instituto de Pré-História e Antropologia de Goiás, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Há ainda imagens da construção de Brasília, feitas por Jesco entre 1958 e 1960. Há também um link para um documentário de 6 minutos, falado em português com legendas em inglês, apresentando a biografia de Jesco von Puttkamer e imagens de seu acervo.
No mesmo Boletim o representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, faz uma breve apresentação dos objetivos e da importância do Programa Memória do Mundo.
Leia o boletim na versão em português: http://app.brasilia.unesco.org/newsletter/#/pt/76
Read the newsletter in the English version: http://app.brasilia.unesco.org/newsletter/#/edition/en/2015/3