Portal do Governo Brasileiro
  • Pag 116 Boiadeiro
  • Pag 19 Viad Sta Ifigenia

Encerradas as inscrições ao Registro internacional do Programa Memória do Mundo da Unesco

Informamos que foram encerradas em 30 de novembro de 2021 as inscrições para o ciclo 2022/2023 de candidaturas de acervos documentais, que contenham bens de patrimônio de importância mundial e histórica, ao Registro Internacional do Programa Memória do Mundo - MoW da Unesco.

Podiam candidatar-se todas as pessoas ou organizações, com o consentimento prévio por escrito dos proprietários ou custodiadores do acervo documental.

No caso de um patrimônio documental existente em mais de um lugar, ou que tenha vários proprietários ou custodiadores, deve-se informar detalhes completos de cada componente, proprietário ou custodiador.

A candidatura deve ser apresentada por meio  da Comissão Nacional da Unesco do respectivo país - no caso brasileiro sob responsabilidade da Divisão de Nações Unidas III (DNU III) do Itamaraty.

Há três formas de se apresentar candidaturas:

          Fackson Banda, Jefe, Unidad de Patrimonio Documental (Programa Memoria del Mundo), Sector  de Comunicación e Información, 7 Place de Fontenoy, 75352 Paris 07 SP, Francia  

As Diretrizes Gerais do Programa MoW, aprovadas pelo Conselho Executivo da Unesco , oferecem informações detalhadas sobre os critérios de seleção e o processo de nominação:  https://en.unesco.org/sites/default/files/mow_general_guidelines_en.pdf

O patrimônio documental pode incluir materiais em várias suportes e formatos, inclusive textual, iconográfico, sonoro, imagens em movimento, analógicos ou digitais, etc.

Os bens de patrimônio nominados devem ser finitos e definidos com precisão. Não serão aceitas candidaturas amplas, gerais ou abertas. As nominações MoW ao Registro internacional não incluem todos os documentos de um arquivo, público ou privado ou de uma pessoa. Os custodiadores devem nominar somente aqueles documentos que cumpram os critérios definidos nas Diretrizes MoW, notadamente o de importância mundial. Uma vez incluído no Registro Internacional MoW, não é possível mudar nem redefinir o grupo de documentos posteriormente.

Mais informações:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tags: Edital, Memória do Mundo, MoW International, Registro Internacional, Unesco

Imprimir Email