Arquivo Nacional promoveu seminário on-line sobre tráfico ilícito de bens culturais e patrimônio documental no último dia 18 de dezembro de 2023.
O evento aconteceu de forma on-line, com transmissão pelo canal do AN no Youtube, e contou com a participação de representantes do Arquivo Nacional, do Iphan e da Polícia Federal. O furto, o roubo, a falsificação e o tráfico ilícito de bens culturais e do patrimônio documental constituem-se em uma triste realidade mundial e particularmente grave, como afirma a Unesco, no Sul Global, “onde é necessário reforçar as capacidades e criar redes transfronteiriças para proteger o seu rico patrimônio móvel”. Ao longo das últimas décadas, diversos países, organizações internacionais, instituições, profissionais e associações vêm empreendendo esforços para a conscientização sobre a proteção deste patrimônio coletivo, promovendo a identificação de bens e acervos, a capacitação profissional, o intercâmbio de boas práticas e a cooperação em múltiplas esferas.
Se você perdeu o Seminário ao vivo, aproveite e assista a gravação dele no canal do YouTube do Arquivo Nacional em: https://www.youtube.com/watch?v=DM-KReeetDc
(Texto: CGCom Arquivo Nacional)