Portal do Governo Brasileiro
  • Pag 116 Boiadeiro
  • Pag 19 Viad Sta Ifigenia

Acervo de Bertha Lutz foi inscrito no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo

A Unesco anunciou no dia 24 de maio de 2023 a lista das 64 novas inscrições de acervos documentais no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da Unesco.

Entre elas encontra-se o acervo "Feminismo, ciência e política - o legado Bertha Lutz", uma candidatura brasileira conjunta apresentada pelo Arquivo Nacional, pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, o Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas e o Arquivo Histórico do Itamaraty.

MoWBrasil 2018 07 Bertha Lutz BR.UFRJ.MN.BL.0.DP.4.1 

 

Continue Lendo

Imprimir Email

Seminário "Tráfico Ilícito de Bens Culturais e Patrimônio Documental"

Seminro Trfico de bens culturais

Arquivo Nacional promoveu seminário on-line sobre tráfico ilícito de bens culturais e patrimônio documental no último dia 18 de dezembro de 2023.

O evento aconteceu de forma on-line, com transmissão pelo canal do AN no Youtube, e contou com a participação de representantes do Arquivo Nacional, do Iphan e da Polícia Federal. O furto, o roubo, a falsificação e o tráfico ilícito de bens culturais e do patrimônio documental constituem-se em uma triste realidade mundial e particularmente grave, como afirma a Unesco, no Sul Global, “onde é necessário reforçar as capacidades e criar redes transfronteiriças para proteger o seu rico patrimônio móvel”. Ao longo das últimas décadas, diversos países, organizações internacionais, instituições, profissionais e associações vêm empreendendo esforços para a conscientização sobre a proteção deste patrimônio coletivo, promovendo a identificação de bens e acervos, a capacitação profissional, o intercâmbio de boas práticas e a cooperação em múltiplas esferas.

Se você perdeu o Seminário ao vivo, aproveite e assista a gravação dele no canal do YouTube do Arquivo Nacional  em:  https://www.youtube.com/watch?v=DM-KReeetDc


(Texto: CGCom Arquivo Nacional)

Imprimir Email

Financiamento para Projetos para Acervos Documentais em Risco

A Iniciativa do Programa Memória do Mundo da Unesco para Savalguardar Patrimônio Documentais em Risco tem por objetivo proteger itens documentais e coleções sob risco de perdas resultantes de fenômenos naturais ou ameaças de ações humanas por meio de suporte financeiro para cobrir necessidades específicas concretas.
 
Assim, está aberta uma chamada para projeto de preservação de Patrimônio Documental em Risco, seja por danos ambientais, guerras, conflitos, e outros riscos causados pela natureza ou por seres humanos. Os projetos selecionados receberão financiamento da Unesco com valores que variam entre quinze e setenta mil dólares (USD 15.000 - 70.000). 
 
Os projetos devem ser voltados para a redução e gerenciamento de riscos, com foco em mitigação, preparo, resposta e recuperação a emergências.
O prazo máximo de envio do projeto  é 16 de fevereiro de 2024, às 23h59 - Tempo Padrão da Europa Central.
Leia o Edital (Call for Proposals) com os requerimentos para solicitações e baixe o formulário em inglês em: https://www.unesco.org/en/memory-world/jfit/safeguarding
Dúvidas escreva para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Imprimir Email