Portal do Governo Brasileiro

O I Seminário O Programa Memória do Mundo da UNESCO e o Patrimônio Documental Brasileiro

 

O Seminário promovido pelo Comitê MoWBrasil atraiu grande público às dependências da Escola de Ciências da Informação - ECI da Universidade Federal de Minas Gerais. Estudantes - UFMG, professores, profissionais de diversas áreas  (arquivistas, bibliotecários, conservadores, historiadores, museólogos, restauradores, etc) de todo o país tiveram a oportunidade de assistir a palestras e debates de acadêmicos e especialistas de órgãos de documentação, patrimônio e memória sobre as questões que unem seus campos apesar de suas especificidades e diferenças.

Mesa Abertura SecCultMG Reitor UFMG Diretora ECI 03.10.2017 

  Plateia abertura 04.10.2017

A abertura do Seminário, na noite do dia 3 de outubro, contou com a presença do reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramirez, do Secretário de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, e da Diretora da ECI, Therezinha de Fátima Carvalho de Souza, que destacaram o comprometimento do estado e da universidade com a preservação do patrimônio e da memória, como valores que se vivenciam no presente e norteiam o futuro de uma sociedade.

O Seminário foi então iniciado com a Conferência proferida pelo consultor do Programa Memória do Mundo - MoW Internacional, Dr. Ray Edmondson, que apresentou os 25 anos de história e os princípios norteadores do Programa e informou sobre o Grupo de Trabalho que chefia encarregado do processo de revisão das Diretrizes Internacionais que regem o MoW. Alguns pontos dessa revisão já estão claros:

- A manutenção de suas características como um programa gerido por especialistas;

- A importância da preservação do patrimônio documental;

- E a necessidade de aumentar o viés educacional do Programa.

Além disso, ele fez um paralelo entre os princípios do Programa Memória do Mundo e os princípios que defende para a arquivística audiovisual, a qual considera um campo profissional específico. Ao final da Conferência Mr. Edmondson fez o lançamento da terceira edição revisada de seu livro "Arquivística Audiovisual: filosofia e Princípios" publicado pela UNESCO e distribuído entre os presentes. A publicação pode ser baixada em formato .pdf no portal da UNESCO Brasil: http://unesdoc.unesco.org/images/0025/002592/259258POR.pdf 

Conferencia Ray Edmondson 3.10.2017 Lancamento Arquivistica Audiovisual 3.10.2017

Durante todo o dia 4 de outubro ocorreram mesas transmitidas ao vivo pela internet, nas quais as questões sobre o "Patrimônio Documental Brasileiro", as "Ciências  da Conservação", os "Arquivos Audiovisuais", as "Fronteiras dos Arquivos", o "Patrimônio bibliográfico do Brasil" e as relações entre o "Patrimônio Museológico: memória e história" foram debatidas entre os palestrantes e a plateia.

Mesa Patrimonio Documental Brasileiro Celia Corsino 04.10.2017   Mesa Ciencias da Conservacao Lygia Guimaraes 4.10.2017

Mesa Arquivos audiovisuais Antonio Laurindo 04.10.2017   Mesa Patrimonio Bibliografico do Brasil Fabiano Cataldo

Mesa Patrimonio Museologico Memoria e Historia 4.10.2017

O Seminário foi encerrado com uma Conferência do Dr. Caio Boschi que, a partir da apresentação dos acervos de interesse à história de Portugal e do Brasil produzidos por uma variedade de fontes e dispersos por uma gama de instituições custodiadoras, das mais conhecidas as mais inesperadas, reforçou a necessidade de um projeto comum para a identificação, preservação e acesso as esses acervos, e instou a manutenção dos trabalhos da Comissão Luso-Brasileira de Salvaguarda do Patrimônio Documental - COLUSO,  que há 22 anos reúne uma rede de entidades e especialistas brasileiros e portugueses para organizar esses fundos, reformatá-los e disponibilizá-los.

Conferencia Caio Boschi 4.10.2017

 

 

 

 

 

 

Tags: Acesso e Difusão, Memória do Mundo, Patrimônio documental, Lançamento Livro

Imprimir Email