O Seminário promovido pelo Comitê MoWBrasil atraiu grande público às dependências da Escola de Ciências da Informação - ECI da Universidade Federal de Minas Gerais. Estudantes - UFMG, professores, profissionais de diversas áreas (arquivistas, bibliotecários, conservadores, historiadores, museólogos, restauradores, etc) de todo o país tiveram a oportunidade de assistir a palestras e debates de acadêmicos e especialistas de órgãos de documentação, patrimônio e memória sobre as questões que unem seus campos apesar de suas especificidades e diferenças.
A abertura do Seminário, na noite do dia 3 de outubro, contou com a presença do reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramirez, do Secretário de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, e da Diretora da ECI, Therezinha de Fátima Carvalho de Souza, que destacaram o comprometimento do estado e da universidade com a preservação do patrimônio e da memória, como valores que se vivenciam no presente e norteiam o futuro de uma sociedade.
O Seminário foi então iniciado com a Conferência proferida pelo consultor do Programa Memória do Mundo - MoW Internacional, Dr. Ray Edmondson, que apresentou os 25 anos de história e os princípios norteadores do Programa e informou sobre o Grupo de Trabalho que chefia encarregado do processo de revisão das Diretrizes Internacionais que regem o MoW. Alguns pontos dessa revisão já estão claros:
- A manutenção de suas características como um programa gerido por especialistas;
- A importância da preservação do patrimônio documental;
- E a necessidade de aumentar o viés educacional do Programa.
Além disso, ele fez um paralelo entre os princípios do Programa Memória do Mundo e os princípios que defende para a arquivística audiovisual, a qual considera um campo profissional específico. Ao final da Conferência Mr. Edmondson fez o lançamento da terceira edição revisada de seu livro "Arquivística Audiovisual: filosofia e Princípios" publicado pela UNESCO e distribuído entre os presentes. A publicação pode ser baixada em formato .pdf no portal da UNESCO Brasil: http://unesdoc.unesco.org/images/0025/002592/259258POR.pdf
Durante todo o dia 4 de outubro ocorreram mesas transmitidas ao vivo pela internet, nas quais as questões sobre o "Patrimônio Documental Brasileiro", as "Ciências da Conservação", os "Arquivos Audiovisuais", as "Fronteiras dos Arquivos", o "Patrimônio bibliográfico do Brasil" e as relações entre o "Patrimônio Museológico: memória e história" foram debatidas entre os palestrantes e a plateia.
O Seminário foi encerrado com uma Conferência do Dr. Caio Boschi que, a partir da apresentação dos acervos de interesse à história de Portugal e do Brasil produzidos por uma variedade de fontes e dispersos por uma gama de instituições custodiadoras, das mais conhecidas as mais inesperadas, reforçou a necessidade de um projeto comum para a identificação, preservação e acesso as esses acervos, e instou a manutenção dos trabalhos da Comissão Luso-Brasileira de Salvaguarda do Patrimônio Documental - COLUSO, que há 22 anos reúne uma rede de entidades e especialistas brasileiros e portugueses para organizar esses fundos, reformatá-los e disponibilizá-los.