Portal do Governo Brasileiro

Projetos de processamento técnico - 2015

As entidades custodiadoras e/ou proprietárias dos acervos brasileiros inseridos nos registros do Programa Memória do Mundo informaram por meio do "Formulário Relatório sobre Acervos Nominados no MoWBrasil - Situação 2014-2015" estarem desenvolvendo as seguintes atividades de processamento técnico em seus acervos no ano de 2015:

O Arquivo do Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul (CLAMOR), custodiado pelo CEDIC-PUC/SP, tem documentos em processamento técnico para revisão dos itens integrantes das séries documentais e nomeclatura das mesmas, além da higienização dos documentos e re-acondicionamento das séries nas unidades de arquivamento definitivas. Os documentos estão em processo de digitalização desde agosto de 2013, priorizando-se os documentos de arquivo, uma vez que o fundo também contém documentos bibliográficos pertencentes ao Comitê, em caráter de apoio as atividades realizadas.

O acervo das Vereanças do Senado da Câmara, custodiado pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, deverá passar por processo de microfilmagem e digitalização.

O Fundo Serviço de Proteção ao Índio – SPI, custodiado pelo Museu do Índio, vem sendo higienizado, digitalizado e re-acondicionado em caixas de poliondas, horizontais, providas de orifícios laterais para facilitar a troca de ar entre os ambientes. A Reserva Técnica passou por modificações que incluíram revestimento cerâmico das paredes, novo circuito elétrico e instalação de arquivos deslizantes. Após a conclusão de sua digitalização, ele deverá ser disponibilizado na íntegra no banco de dados da instituição.

O acervo da Agência Nacional: a Informação a Serviço do Estado, custodiado pelo Arquivo Nacional, com o apoio do BNDES está sendo higienizado, digitalizado, acondicionado e recebendo tratamento arquivístico da informação dos negativos fotográficos.

O Arquivo Roquette Pinto, custodiado pela Academia Brasileira de Letras, está em processo de organização e descrição, conservação e restauração.

O acervo das Matrizes da Gravura da Casa Literária do Arco do Cego, custodiado pela Fundação Biblioteca Nacional, está concluindo a digitalização das matrizes, a atualização do tratamento técnico (catalogação) e a geração do catálogo.

O acervo da Comissão Organizadora do Segundo Congresso Operário Brasileiro, custodiado pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, será digitalizado a partir de microfilme e o instrumento de pesquisa será atualizado.

A Série “Aforamentos”, custodiada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro receberá um diagnóstico preciso de conservação para o planejamento das intervenções de curto prazo: troca acondicionamento, tipo de restauração e higienização.

A Coleção Francisco Curt Lange de Documentos Musicais, custodiada pelo Museu da Inconfidência, continuará a ter dados incluídos na base de dados MiMuS – Museu da Inconfidência Musicologia. Além disso continuam o trabalho de tratamento técnico, a microfilmagem, a digitalização e a disponibilização do conteúdo do acervo para pesquisa e consulta online e in loco.

 

Tags: Acervos Nominados, Projetos, Processamento Técnico

Imprimir Email