Portal do Governo Brasileiro

Acervos Brasileiros Reconhecidos como Patrimônio da Humanidade

Duas candidaturas brasileiras foram aprovadas pelo International Advisory Committee – IAC do Programa Memória do Mundo da UNESCO para reconhecimento como patrimônio documental da humanidade.

O 12º Encontro do IAC aconteceu em Abu Dhabi, no período de 4 a 7 de outubro, para avaliar as candidaturas de acervos documentais e bibliográficos apresentadas no biênio 2014/2015 para inserção no Registro Internacional do Programa MoW. Os quatorze especialistas, provenientes de diversos países, prepararam um parecer enviado à Diretora Geral da UNESCO, que sancionará, ou não, as nominações dos acervos propostos.

IAC Meeting AbuDhabi 04.10.2015 000

A nominação ao Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO equivale na área do patrimônio arquivístico e bibliográfico, à declaração de Patrimônio da Humanidade, que é feita para bens naturais e culturais, tangíveis ou intangíveis. Temos, pois, motivos de orgulho e comemoração.

As duas candidaturas brasileiras nominafdas foram:

- “Fundo Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul (CLAMOR)”, feita em conjunto com Archivo General de la Nación de Uruguay e pelo Centro de Documentação e Informação Científica Prof. Casemiro dos Reis Filho - CEDIC/PUC-SP. A documentação reflete a luta pela divulgação na imprensa internacional de violações aos direitos humanos pelas ditaduras então vigentes no Cone Sul.

Fundo Clamor 2

- “Guerra da Tríplice Aliança: representações iconográficas e cartográficas”, feita em conjunto por nove instituições do Brasil e uma do Uruguai (Arquivo Histórico do Exército; Arquivo Nacional; Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha; Fundação Biblioteca Nacional; Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Ministério das Relações Exteriores – Arquivo Histórico do Itamaraty; Museo Historico del Uruguay; Museu Histórico Nacional; Museu Imperial; Museu Nacional de Belas Artes). Ademais de registrar a guerra, estes documentos iconográficos apresentam territórios e múltiplas visões de espaços geográficos, descrevendo casas, campos, fortificações, equipamentos e edifícios diversos. Eles registram características humanas, não mostradas na arte acadêmica: como por exemplo negros tornados soldados, lutando em troca de sua liberdade.

Guerra T Alianza DeMartino 3

 

A lista completa dos acervos recomendados este ano encontra-se aqui.

Tags: Patrimônio da humanidade, Memória do Mundo, Registro Internacional

Imprimir Email