Portal do Governo Brasileiro

Novos acervos brasileiros incorporados ao Registro MoWLAC

Atas da Câmara de São Paulo recebem novo envoltório de poliéster

O Comitê Regional da América Latina e do Caribe do Programa Memória do Mundo da UNESCO (MoWLAC) nominou 18 novos conjuntos documentais como patrimônio documental da América Latina e do Caribe,  durante sua XXII reunião ordinária, ocorrida em Aruba e terminada no dia 18 de novembro de 2022.

Dentre estes, cinco eram acervos de instituições brasileiras:

  • Arquivo fotográfico das atividades da Fundação Rockefeller no Brasil (1930-1940). Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Brasil.
  • Arquivo Oduvaldo Vianna. Fundação Nacional de Artes – Funarte, Brasil.
  • História da loucura: expedientes de internação do primeiro hospício do Brasil (Rio de Janeiro, 1844-1944), Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira, Brasil.
  • Série Terrorismo de Estado no Período da Ditadura – Cone Sul (Série n. 3 do Fundo Movimento Justiça e Direitos Humanos). Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Brasil.
  • Atas da Câmara (1555 - 1715). Arquivo Municipal de São Paulo, Brasil.

Veja a notícia completa em: https://es.unesco.org/news/comite-regional-mowlac-anuncia-incorporacion-18-nuevos-documentos-patrimoniales-al-registro

Imprimir Email

Ações educativas e de difusão do Programa Memória do Mundo

 Mapa de geolocalização dos acervos documentais inscritos no registro MoW Internacional

O Programa Memória do Mundo da Unesco realiza iniciativas de difusão e educação patrimonial para chamar a atenção para a importância do patrimônio documental da humanidade. Entre essas ações destacamos a criação de um pacote educativo com:

  1. Um mapa interativo mostrando os acervos documentais reconhecidos no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da Unesco - clique aqui ;
  2. Um curso online para professores, em inglês, com quatro episódios sobre "Como trazer a Memória do Mundo para sua sala de aula" - clique aqui ;
  3. Um plano de aula, em inglês, para incorporar o patrimônio documental e o Programa Memória do Mundo da Unesco na sala de aula - clique aqui ;
  4. Um filmete animado curto sobre uso do patrimônio documental em sala de aula, em inglês mas com geração de legendas automáticas em português - clique aqui ;  
  5. Um caledário interativo sobre patrimônio documental para crianças com versão em espanhol - clique aqui ;
  6. Um livro infantil, em inglês, "Let's explore the Memory of the World" - clique aqui ;
  7. E a abertura de uma seção no Google and Arts sobre o programa Memória do Mundo da Unesco, em inglês mas com geração automática de tradução - clique aqui .

Continue Lendo

Imprimir Email

Últimos dias de inscrições para o Prêmio Jiki

A Unesco está aceitando inscrições para a 9ª edição do prêmio Unesco / Jikji Memória do Mundo.

O Prêmio consiste em um valor monetário de USD$ 30.000,00 para indivíduos ou instituições que tenham realizado contribuições significativas para a preservação e acessibilidade do patrimônio documental.

O Prêmio foi criado para comemorar a inscrição do livro Buljo jikji simche yojeol, o mais antigo livro feito com tipos metálicos móveis que se conhece, no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da Unesco.

Ele é financiado pela República da Coreia por meio de uma parceria com o Conselho Municipal da cidade de Cheongju.

Para mais informações e acesso ao formulário de inscrição visite o sítio eletrônico do Programa Memória do Mundo Internacional em:  https://en.unesco.org/news/unescojikji-memory-world-prize-call-nominations-1

As inscrições de projetos brasileiros para o prêmio devem ser feitas diretamente pela Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO, representada por esta Divisão de Nações Unidas III (DNU-III) do Ministério das Relações Exteriores.

Interessados devem, assim enviar toda a documentação ao correio eletrônico da Comissão, no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 15 abril. 

Em caso de dúvidas contatar a Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO: (55 61) 2030-8753 ou escrevam para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Imprimir Email