Portal do Governo Brasileiro

Ações educativas e de difusão do Programa Memória do Mundo

 Mapa de geolocalização dos acervos documentais inscritos no registro MoW Internacional

O Programa Memória do Mundo da Unesco realiza iniciativas de difusão e educação patrimonial para chamar a atenção para a importância do patrimônio documental da humanidade. Entre essas ações destacamos a criação de um pacote educativo com:

  1. Um mapa interativo mostrando os acervos documentais reconhecidos no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da Unesco - clique aqui ;
  2. Um curso online para professores, em inglês, com quatro episódios sobre "Como trazer a Memória do Mundo para sua sala de aula" - clique aqui ;
  3. Um plano de aula, em inglês, para incorporar o patrimônio documental e o Programa Memória do Mundo da Unesco na sala de aula - clique aqui ;
  4. Um filmete animado curto sobre uso do patrimônio documental em sala de aula, em inglês mas com geração de legendas automáticas em português - clique aqui ;  
  5. Um caledário interativo sobre patrimônio documental para crianças com versão em espanhol - clique aqui ;
  6. Um livro infantil, em inglês, "Let's explore the Memory of the World" - clique aqui ;
  7. E a abertura de uma seção no Google and Arts sobre o programa Memória do Mundo da Unesco, em inglês mas com geração automática de tradução - clique aqui .

Continue Lendo

Imprimir Email

Últimos dias de inscrições para o Prêmio Jiki

A Unesco está aceitando inscrições para a 9ª edição do prêmio Unesco / Jikji Memória do Mundo.

O Prêmio consiste em um valor monetário de USD$ 30.000,00 para indivíduos ou instituições que tenham realizado contribuições significativas para a preservação e acessibilidade do patrimônio documental.

O Prêmio foi criado para comemorar a inscrição do livro Buljo jikji simche yojeol, o mais antigo livro feito com tipos metálicos móveis que se conhece, no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da Unesco.

Ele é financiado pela República da Coreia por meio de uma parceria com o Conselho Municipal da cidade de Cheongju.

Para mais informações e acesso ao formulário de inscrição visite o sítio eletrônico do Programa Memória do Mundo Internacional em:  https://en.unesco.org/news/unescojikji-memory-world-prize-call-nominations-1

As inscrições de projetos brasileiros para o prêmio devem ser feitas diretamente pela Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO, representada por esta Divisão de Nações Unidas III (DNU-III) do Ministério das Relações Exteriores.

Interessados devem, assim enviar toda a documentação ao correio eletrônico da Comissão, no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 15 abril. 

Em caso de dúvidas contatar a Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO: (55 61) 2030-8753 ou escrevam para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Imprimir Email

Mesa Redonda "O Programa Memória do Mundo: o MoWBrasil e a Preservação do Patrimônio Documental do Brasil"

O Comitê MoWBrasil e o Arquivo Nacional convidam os interessados no Programa Memória do Mundo da Unesco - MoW: sua história, missão, acervos nominados nos registros do programa como patrimônio documental e como nominar acervos nos editais MoW a increverem-se na:

Mesa-redonda "Programa Memória do Mundo: o MoWBrasil e a Preservação do Patrimônio Documental do Brasil"

Dia: 6 de junho (quinta-feira)

Horário:  14:00 horas

Local: Miniauditório do Arquivo Nacional (Praça da Repuública, nº 173 - Centro - Rio de Janeiro - RJ)

Palestrantes: Ana Virgínia Teixeira da Paz Pinheiro (Fundação Biblioteca Nacional), Paulo Knauss (Museu Histórico Nacional), Maria Elizabeth Monteiro (Arquivo Nacional) e Maria Elisa Bustamante (Arquivo Nacional).

Ementa: Abordar a importância da preservação do acervo documental do país, acervos já nominados como patrimônio documental brasileiro e como nominar novos acervos.

50 vagas presenciais

Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A mesa será transmitida para o resto do Brasil pelo Facebook do Arquivo Nacional: https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil/

 

 

Imprimir Email