• Descreve 173 coleções arquivísticas e bibliográficas de 33 países registradas pela Unesco de 2000 a 2018.
  • Descreve 25 coleções brasileiras, apresentadas isoladamente ou em conjunto com outros países.
  • Tem prólogo de Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz 1980, que destaca o valor da obra ao divulgar a importância do patrimônio documental para as gerações presentes e futuras.

A partir de agora existe um catálogo de acesso aberto que divulga o patrimônio documental da América Latina e do Caribe que a Unesco incorporou por quase vinte anos em seu Registro Regional da «Memória do Mundo».

Com a publicação do livro Patrimonio Documental de América Latina y El Caribe. El Registro Regional del Programa Memoria del Mundo de la Unesco 2000-2018, o Comitê Regional para América Latina e o Caribe do Programa «Memória do Mundo» da Unesco (Mowlac) culmina um trabalho coletivo que começou em 2015.

A compilação de textos e fotografias foi realizada por Lourdes Blanco (+, Venezuela), Vitor Manoel Marques da Fonseca (Brasil) e Sandra Moresco (Argentina). O Centro Nacional de Memória Histórica da Colômbia gerenciou sua edição e o Arquivo Nacional dos Emiratos Árabes Unidos financiou e realizou sua impressão.

A publicação está disponível para ser baixada gratuitamente em formato .pdf no sítio do MoWLAC: baixe aqui.

A versão original desse artigo foi originalmente postado em 30 de novembro de 2021, em espanhol, no sítio do Comitê Regional para a América Latina e o Caribe do Programa Memória do Mundo da Unesco - Mowlac.