Difusão do Programa Memória do Mundo - 2018

O Comitê MoWBrasil oferece ao longo do ano diversas atividades de difusão do Programa Memória do Mundo da UNESCO – MoW. O Programa MoW tem por objetivo promover a identificação, proteção e divulgação de acervos arquivísticos e bibliográficos considerados de valor para a memória da humanidade.

A primeira atividade de 2018 foi uma palestra do Prof. George Evergton Sales Souza (UFBA e Comitê MoWbrasil) apresentando o Programa MoW no âmbito do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias - SNBU2018, organizado pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia, ocorrida em Salvador em 15 de abril, cujo público alvo foram bibliotecários, gestores, historiadores, profissionais participantes do SNBU 2018. Em 18 de maio a Profª. Iris Kantor (USP e Comitê MoWBrasil) apresentou o Programa MoW ao público acadêmico na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Nos meses de maio a junho foram realizadas 8 Oficinas Regionais, ministradas por membros e ex-membros do Comitê MoWBrasil onde foram expostos os objetivos do Programa Memória do Mundo da Unesco; apresentados os acervos brasileiros que receberam a nominação MoWBrasil e MoWLAC; e fornecidas orientações quanto à elaboração de candidaturas ao Edital MoWBrasil. Foram capacitados 251 gestores e técnicos de instituições de memória (arquivos, bibliotecas, centros de documentação, museus, universidades e fundações), além de professores e estudantes das áreas de história, ciências da informação, etc

As oficinas regionais ministradas por especialistas do Comitê MoWBrasil em parceria com instituições locais, visam disseminar os objetivos do Programa Memória do Mundo, bem como orientar os interessados na elaboração de suas candidaturas. O Comitê agradece a seus parceiros que ofereceram seus espaços, apoios logístico e meios de divulgação, além de contribuirem com apresentações sobre os patrimônios documentais locais: Ministério da Cultura; Academia Amazonense de Letras, Arquivo Histórico Municipal de Porto Alegre Moyses Vellinho, Arquivo Nacional, Arquivo Público Estadual de Pernambuco Jordão Emerenciano, Arquivo Público Mineiro, Arquivo Público Municipal de Porto Alegre, Instituto Cultural Amilcar Martins, Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, Museu Histórico Nacional e Museu Paranaense.

Oficina MoWBrasil BSB 11.05.2018                   DSCF9002

Foto Solange Oficina moW Curitiba 28.05 foto Kraw Penas SEEC PR    IMG 20180524 WA0001

IMG 20180611 WA0017          Oficina MoW 04062018

IMG 20180611 WA0013      Oficina moW Manaus 18.06.2018 TV Amazonas JSderenji e Robrio Braga ref

 O material de apoio das oficinas MoWBrasil pode ser encontrado em:

http://mow.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Oficina-MoW-2018_v.18062018.pdf 

 

 

 

Tags: Oficina, Acesso e Difusão, Memória do Mundo da UNESCO

Imprimir